Revista da TV - 17/10/1999 |
Previsto para estrear no dia 3 de abril - quando a Globo lançará sua nova grade de programação - o programa de Serginho Groisman já está definido. Ele entrará no ar diariamente, logo depois de "Malhação", e comandará um debate, com platéia e artistas convidados, sobre o mesmo tema que foi abordado minutos antes, na novelinha.
Jornal Extra - 29/09/1999 |
A partir de 11 e outubro a turma da "Malhação" vai ter que estudar. As dificuldades financeiras levarão Mocotó (Andŕé Marques) e a sócia Priscila (Gisele Fraga) a venderem a academia para o colégio Múltipla Escolha. Mas ninguém precisa ficar triste. As salas de ginástica vão continuar funcionando, só que com menos destaque.
E essa é apenas uma das mudanças quevem por aí. Nos próximos capítulos, a maior parte do elenco vai se despedir do programa. Por enquanto, os únicos com lugar garantido nessa nova fase são Mocotó e sua irmã Marina (Natália Lage).
A novelinha também passa a acompanhar mais de perto a vida dos adolescentes e seus conflitos, com a criação de um núcleo familiar: o apartamento da personagem Tatiana Almeida. A atriz Samara Felippo é o nome mais cogitado para o papel.
Jornal Extra - 24/09/1999 |
A academia vai ganhar um reforço de peso. Nada de halteres ou barras, mas uma sala de aula com carteiras, quadro-negro e tudo a que tem direito. As mudanças na soap rap "Malhação", que vai ao ar às 17h30m na Rede Globo, entrarão no ar em outubro.
- O Mocotó (André Marques) venderá uma parte da academia e lá funcionará o Colégio Múltipla Escolha - explica o diretor de núcleo Ricardo Waddington, que esstá coordenando a virada no programa. - A história vai ser sobre o cotidiano de um adolescente do ponto-de-vista de uma menina de 16 anos, Tatiana Almeira (a atriz ainda não foi escalada).
Em "Malhação" desde a estreia, André Marques considera a guinada fundamental para dar fôlego à atração.
- Toda mudança é válida - filosofa. - E eu vou ter o prazer de trabalhar com o Ricardo Waddington, que, dizem, é fera. Tudo o que sei devo ao programa, mas, ao mesmo tempo, gostria de mudar e fazer outras coisas.
Do elenco atual, os únicos que têm presença garantida na nova fase são André e Natália Lage (Marina).
- Fiz todos os personagens dentro de um só - dis Bruno de Luca, que está deixando o programa depois de quase cinco anos vivedo o Fabinho da trama. - Ao mesmo tempo em que me dá um aperto, me dá alegria. Agora é que vou pôr em prática o que apredi, em outros trabalhos.
A nova protagonista terá uma família presente e sua casa será uma das locações da história, que agora é desenvolvida por Emanuel Jacobina.
- O programa passará a ter 27 minutos (atualmente são 22) e cada edição será aberta e fechada com uma sequência feita na casa de Tatiana - diz Waddington. Já que faremos uma espécie de retrato do cotidiano de um adolescente, a casa é uma referência iportantíssima.
Em cena, estarão dez adolescentes e o mesmo número de adultos.
- A diferença agora é que as pessoas vão ter idade e domicílio - continua Jacobina.
Antes ambientada no Rio, a trama, a partir de outubro, vai se passar numa grande cidade brasileira não específica.
- Quero falar do adolescente brasileiro em geral - justifica Waddington.
Se o programa vai ou não ser encaixado dentro de um talk show, como se especula, ainda não está decidido.
- Nada me foi dito oficialmente neste sentido - diz Waddington.
Mas o certo é que a atual audiência média de 22 pontos por si justifica o novo investimento. Desde 1995, o programa passou por grandes ascilações de audiência. Na época do seu lançamento, a soap rap chegava a 35 pontos no ibope, e alcançava a marca dos 39 nos melhores dias. Os piores registros foram no período em que a Rede Globo investiu em "Malhação.com": 13 pontos. Por isso, a novidade durou apenas um mês. O programa, ao contrário, parece ter vida bem mais longa.
Revista da TV - 19/09/1999 |
Quando "Malhação" for ao ar no próximo dia 11, os equipamentos de ginástica vão dividir espaço com as carteiras escolares. Isso porque a academia será vendida para um colégio. Mas essa não será a única mudança. Na nova "Malhação", os únicos personagens confirmados são Mocotó (André Marques) e sua irmã, Marina (Natália Lage). Até mesmo a mulher de Mocotó, Cacau (Juliana Baroni), pode sair.
- Isso quem vai resolver é o Ricardo Waddington (diretor geral). Temos como conduzir a história com ou sem ela - explica o novo redator-chefe, Emanual Jacobina.
A nova "Malhação" vai ganahr ainda um apartamento, onde vive a família da personagem Tatiana Almeida.
- Vamos reproduzir a vida de um adolescente comum, de classe média, e sua relação com os pais, amigos e professores. - diz Jacobina.
Para esse papel está sendo cotado o nome de Samara Felippo, mas ela prefere não confirmar o convite:
- Fiz "Malhação" por duas semanas. Foi muito legal, mas não sei se volto.
Jornal Extra - 15/09/1999 |
Jerusa Franco é uma rata de teatro e só deu um tempinho das coxias para um rápida participação em "Malhação", que começa hoje. A atriz será Gabriela, uma menina soropositiva que se matricula na academia e sofre com o preconceito dos outros alunos.
-Já tinha sido chamada outras vezes para participar da novela, mas não pude largar o teatro. Dessa vez, não resisti ao convite da Yoya (Wurh, redatora), que escreveu esse texto especialmente para mim - conta Jerusa.
Na trama, Gabriela contraiu o vírus da Aids numa relação com o ex-namorado, que se drogava e acabou morrendo da doença. Como se não bastasse, a menina ainda tem que aturar o ex-cunhado, que a persegue e a culpa pela morte do irmão.
-Ele vai começar fazendo ligações anônimas e depois vai até a academia para fazer um escândalo na frente de todo mundo. Mas Gabriela vai tranquilizar os alunos e decidir ie embora - diz a atriz.
Aos 24 anos, Jerusa adora trabalhar para os adolescentes e elogia a iniciativa da novela em abordar o tema:
-Os jovens têm vergonha de perguntar muita coisa para os pais e acabam recorrendo à TV. Por isso é legal um programa como "Malhação". Acho que tem mesmo que mostrar o peso do preconceito que ainda existe com pessoas aidéticas. Tem gente que ainda acha que pode pegar o vírus num beijo!
Jornal Extra - 27/08/1999 |